O conceito desse tipo de rede foi criado, em um primeiro momento, por Thomas Zimmerman em conjunto com outros pesquisadores do laboratório de mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Posteriormente, a pesquisa foi apoiada também pela IBM.
Ela também é chamada de WPAN, nesse caso, para ressaltar a qualidade de ser uma conexão sem fios (Wireless). Enquanto uma WPAN normalmente utiliza o Bluetooth para o estabelecimento da rede, uma PAN que utiliza fios para estabelecer a troca de dados o faz por meio de USB ou FireWire.
Funcionamento e aplicações
Uma PAN ou WPAN funcionam compondo uma rede de dispositivos operando por meio do tipo de conexão escolhida (Bluetooth, USB etc.). Por meio da configuração dos aparelhos, eles são capazes de operar em conjunto, formando uma rede e trocando informações entre si. A PAN também pode ser utilizada para ligar determinados dispositivos a uma rede maior ou à internet.
A diferença básica entre uma PAN e uma LAN doméstica é que a primeira é centrada em uma pessoa, para a comunicação de um computador com outros dispositivos. Já a LAN é uma conexão local e o objetivo é que ela possa ser utilizada por vários usuários.
0 Comentários